MOTORES
GLOW: REGULAGEM
Motores tipo Glow são ainda os mais
comuns no aeromodelismo portanto, nada melhor do que deixá-los bem regulados
para evitar quaisquer surpresas na pista e prolongar suas vidas úteis.
Checagens da pré-regulagem
Antes de por a mão na massa, vamos a
alguns procedimentos importantes.
1) LEIA O MANUAL. A maioria não vem em
português, mas dê um jeitinho, baixe na internet e use algum tradutor online
pra quebrar o galho.
2) O motor deve estar montado de forma
firme e segura, com os 4 parafusos bem apertados.
3) O motor deve estar amaciado
conforme manda o manual.
4) O tanque de combustível deve ser
posicionado de forma que a saída de combustível esteja em média 1,5 cm abaixo
da linha horizontal que passa pela agulha de alta do carburador. Se você não
faz ideia do que é uma agulha de alta, volte ao item 1 imediatamente.
5) A vela (glow plug) deve ser uma
compatível com a indicada pelo fabricante e ser preferencialmente nova
6) A hélice utilizada deve estar na
faixa de passo e diâmetro indicadas pelo fabricante.
7) Jamais regule um motor sem
escapamento ( muffler - ou mufla entre muitos modelistas)
8) Utilize combustível de boa
qualidade, novo e com percentual de nitrometano adequado para seu motor.
Consulte o manual para estas informações.
9) Use e abuse de filtros de
combustível entre o tanque e o motor (eu, particularmente utilizo filtros até
mesmo na mangueira de abastecimento do tanque).
Alta e baixa rotação
Os engenhos utilizados no aeromodelismo
são de alto desempenho e, portanto, muito sensíveis a qualquer alteração do
meio. É perceptível uma diferença de rendimento quando muda a umidade do ar,
muda-se a hélice ou o combustível utilizado. Temos então que encontrar uma
regulagem que faça o motor responder bem a todas estas variáveis.
Começaremos pela alta rotação. Feche a
agulha de alta totalmente para então reabri-la em 3 ou 4 voltas completas. Dê a
partida e lentamente feche a agulha até encontrar o ponto em que o motor
funcione sem o auxílio do aquecedor de vela (ni-start). Neste ponto ainda não
deveremos buscar a máxima rotação do motor.
Agora a parte crítica: a regular a
marcha lenta.
Alguns carburadores, como os motores OS
das séries FP e LA possuem um pequeno orifício para a sangria de ar logo em
frente ao venturi. São por isso chamados de carburadores "Air Bleed".
Outros possuem uma segunda agulha (geralmente na lateral do carburador, junto
ao comando de aceleração) que controlam o fluxo de combustível, como no caso
dos Supertigre, Saito, OS série FX e BE. São chamados de "Fuel Bleed".
O segredo é encontrar a mistura
ar-combustível ideal. Muito ar e pouco combustível nos dá uma mistura pobre, o
contrário nos dá uma mistura rica.
Nos carburadores Air Bleed, temos que
abrir o parafuso para empobrecermos a mistura. Já nos carburadores Fuel Bleed,
devemos fechar a agulha para obtermos tal efeito.
Antes de qualquer alteração na
regulagem é imprescindível de que você ANOTE TODOS OS SEUS PASSOS a fim
de que possa retornar a uma configuração anterior.
Com o motor funcionando em lenta de
forma estável, interrompa o fluxo de combustível para o carburador,
pressionando a mangueira com o auxílio de um alicate.
NOTE: Se o motor morrer imediatamente
E isso vale para a transição da alta
para a lenta, a mistura de lenta está pobre, abra a agulha do carburador
fuel bleed em 1/8 de volta (45 graus) ou feche o parafuso do air bleed em 1/4
de volta (90 graus) para enriquecer a mistura. Continue o processo até que o
motor funcione por cerca de 8 a 10 segundos com o alicate bloqueando a
alimentação do motor.
Se o motor funcionar por cerca de 8 a
10 segundos e, em seguida, aumentar a rotação e parar
Ou se o motor depois de algum tempo funcionando
em marcha lenta morrer sem ter a alimentação bloqueada, a mistura de lenta
está rica. Feche a agulha do carburador fuel bleed em 1/8 de volta ou
abra a do air bleed em 1/4 de volta. Continue o processo até que o motor
funcione por 8 a 10 segundos com a alimentação bloqueada e morra sem aumentar a
rotação.
O teste final da regulagem de lenta
consiste em fazer o motor funcionar com uma marcha lenta de aproximadamente
2500 RPM por aproximadamente 30 segundos (sem ter sua alimentação bloqueada) de
forma constante e em seguida acelerar bruscamente até a máxima rotação. O motor
deverá responder sem hesitação.
Caso o motor morra no processo, a lenta
ainda está pobre. Caso ele "engasgue", "cuspa combustível"
ou "esfumace", a mistura de lenta ainda está rica. Proceda como acima
descrito.
Caso ainda assim a regulagem de lenta
ainda esteja insatisfatória, revise a posição do tanque e o tipo de vela
utilizada.
Com uma lenta satisfatória, vamos à
regulagem da alta e os últimos ajustes.
Feche gradativamente a agulha de alta (
inicialmente de 1/4 em 1/4 de volta e depois procedendo a cada 1/8 de volta)
até obter a máxima rotação com o modelo nivelado. Abra alguns
"cliques" na agulha ( geralmente 1/8 de volta) até que a rotação caia
em 200 ou 300 RPM e levante o nariz do avião. A rotação deve se manter constante
ou aumentar um pouco. Caso os RPM's diminuam e o motor ameace morrer, abra 1/4
de volta e tente novamente. Teste mais uma vez a lenta com a nova regulagem de
alta e proceda com os ajustes finos até obter uma lenta e uma alta estáveis,
com transição sem hesitações.
Adendo: lubrificação, temperatura e
cowl
Ao fecharmos a agulha, restringimos o
fluxo de combustível e de óleo lubrificante ao motor. O óleo também ajuda na
refrigeração nos engenhos, portanto, muito cuidado ao tentar extrair o máximo
de RPM's de seu motor e acabar com um problema de superaquecimento, muitas
vezes destruindo um motor por completo e certamente diminuindo sua vida útil.
Quando o modelo usa carenagem de motor,
o famoso cowl, o fluxo de ar pelo motor se altera, e com isso a refrigeração e
a mistura ar-combustível. Neste caso, a regulagem da alta deverá ser feita com
o cowl no lugar (e um termômetro a mão). Deveremos também fazer uma pequena
passagem para acessarmos as regulagens de lenta e alta, sem que para isso
tenhamos que remover o cowl do motor.
F.A.Q.: Rotação intermediária
Se o motor está regulado em baixa e
alta, mas não mantém rotação intermediária...
>> Faixa intermediária pobre:
Quando o motor morre por "falta de combustível" na transição da baixa
para a alta, não mantém faixa intermediária constante ou ainda nos obriga a
abrir muito a agulha de alta, ocasionando afogamento em alta rotação. Tente um
ou uma combinação dos seguintes procedimentos:
1) Aumente o passo ou o diâmetro da
hélice
2) suba o tanque de combustível
3) Instale uma bomba de combustível de
acordo com as especificações do fabricante do motor
4)Instale um restritor de ar no venturi
do carburador.
>> Faixa intermediária rica:
Tente um ou uma combinação dos seguintes procedimentos:
1) Diminuir o passo ou o diâmetro da
hélice
2) Experimente uma mufla maior
3) Adote uma bomba de combustível de
acordo com as especificações do fabricante do motor
4) Abaixe o tanque de combustível
NÃO SE ESQUEÇA!!!
Em voo o motor trabalha com menos carga
do que em testes no solo. Isso causa um empobrecimento da mistura e os
consequentes problemas de superaquecimento e rendimento. Leve isto em
consideração no ato da regulagem.
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